quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Professores

-Mais um post arriscado e comprometedor de carreira-
Eis que tive a brilhante idéia de caracterizar os professores que já tive aula de cada departamento do IQ. Bom, vejamos:

Departamento de Química Geral e Inorgância - DQGI

Fátima Gomes - Sou suspeito pra falar dela, simplesmente a adoro! Exemplo de didática e marcou minha transição ensino médio (professor corre atras do aluno) para ensino superior (aluno corre atras do professor). Autora dos melhores foras do IQ e dona das matérias de química geral e inorgânica nos deliciosos primeiros tempos da manhã.
Conselho: Não durma!

Departamento de Química Orgânica - DQO

Ayres - Terror de muitos, amado por muitas, sim eu disse muitAs. Ayres é um cara que sabe muito, muito mesmo. Farmaceutico, resolveu dar aula para nós aspirantes a engenheiros e professores. Foi responsável por atrasar muitos alunos devido às malditas químicas orgânicas. Tem uma das famosas correções que funciona da seguinte forma, segundo alguns alunos:
Pegue a prova; Suba numa escada de 10 degraus; Atribua uma nota para cada degrau; Peça para alguém jogar as provas aleatoriamente, para não ocorrer falhas estatísticas; Dê a nota baseado no degrau que a prova caiu.

Luiz Claudio - Amigo, vou te dizer que temos dois Luiz Claudios, o Luiz Claudio teórico e o experimental. O primeiro é a paciência em pessoa, disposto a fazer vc entender de forma ótima todo o conteúdo da matéria. Porém, o segundo é o yang do ying, faz pergunta surpresa na aula pra ver se você ta ligado, é nervoso, mas continua sendo o mesmo cara legal.
Dica: NÃO ERRE A POSIÇÃO DA VIDRARIA DE REFLUXO! Erro mortal o meu quando a mangueira vazou devido à pressão e molhou a agenda dele. Quase reprovei orgânica experimental.

Marcia Amorim - Também conhecida como "mãe Amorim" é a melhor professora da orgânica e não é pq é fácil passar com ela e sim pq é fácil você passar com ela e você não esquece! É incrível! Ela quase não deu aula, mas ela explica fodasticamente bem, é perfeitamente articulada e segura do que diz. Profissional e, puxa to puxando muito saco, mas eu adoro ela!
Dica: Não importa o horário puxe todas as matérias que puder com ela.

Mônica - Ok, não posso falar muito, sabe lá quem vai ler isso aqui e ela também é coordenadora do programa de pós-graduação. Nada posso dizer além de que ela é MUITO estressada, tipo, meu grupo tinha o melhor rendimento da sala numa reação lá. Numa reação subsequente, ela me deixou tão nervoso que me fez queimar meu produto todo com mistura sulfonitrica. Nada mais a dizer.

Pedro Ivo - Um dos professores legais mas que são carrascos. Ele é legal, engraçado, como pessoa é muito gente boa, mas com professor ele me fez conseguir odiar química orgânica. Era um estupro de 3 tempos, ta, 3 tempos, hoje em dia tem matéria que são 4, mas porra, TRES TEMPOS DE QUIMICA ORGÃNICA, COM SLIDES, E MUITAS REAÇÕES A SEREM DECORADAS? Só isso, beijos.
Obs: Nessa época, de 48 alunos, eu acho, só dois passaram direto e com média cravada em 7.

Departamento de Química Analítica (DQA)

Lílian e Dalva - Ok, virtualmente eu considero as duas a mesma pessoa, são ótimas! Eu gostei de todas as matérias que fiz com elas. O clima era descontraído e ainda sim aprendíamos, bastante. Se duvidar me lembro de tudo que estudei sobre corrosão e quanti.

Claudia Veloso - Só faltava ela cantar "não encosta sua cabecinha no meu ombro, mas chora" quando você via sua nota. Química Analítica era o terror com ela, era tudo difícil, eram cálculos loucos de pH e outras coisas para situações bizarras. E ela concorria no prêmio de "melhores foras" com a Fátima, só eu tomei uns 13.
Obs: Se reprovar de primeira, não desista, tem sempre uma próxima vez, e próxima, e próxima, e próxima, um dia vc passa.

Luna - O Luna é um cara que tem na porta da sala dele uma escala do "como está meu humor hoje", então você já sabe que ele é de lua né? (clique =>som: caixa - caixa - timbal)
Enfim, dono das melhores correções (ironia) do mundo e de uma das matérias mais chatas porém importantes: estatística.

Marta - Outro Amor, junto com Dalva e Lílian forma o trio ternura do DQA. Ótima! Sem mais! Obs.: Não esqueçam de doar álcool e papel pro laboratório.
Obs2.: Fontes confiáveis disseram que ela estressada era o bixo.

Departamento de Físico-Química (DFQ)

Cynthia - Ahhhhhhhhh! Num sei!!!!!!!! *Piada interna* Nossa professora Barbie!

Lucia - Super didática, ótima aula, ótima prova, ótima lista de exercícios. Pena que eu dormia na maioria das aulas (MALDITO M1 - 7:00).
Obs.: Paixão do nosso amigo formando Diego.

Paredes - WHATTAHELL ele ta fazendo no DFQ, o paredes é do DOPI, o paredes é do IQ! Tipo, ele é o cara que sabe tudo, de tudo, tipo vc pergunta a ele como resolve a integral tripla de uma função transcendental, a viscosidade da sílica, o pKa do ácido acético (ta, até o linhares sabe isso), quantos estágios teóricos precisam para se separar uma mistura ternária de azeótropos, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. ENFIM, TUDO!!!!
OBS: ele da Termo 2
OBS2: Temam termo 2.
OBS3: Eu já disse para temerem termo 2?

Departamento de Tecnologia de Processos Bioquímicos (DTPB)

Antonio Carlos - Ótima aula, ótimo professor, ótimo educador. Vai foder você naquela vírgula que tu escreveu na prova. Mas tu vai passar sabendo.

Fabio Merçon - Porra, o cara é o pai da didática. Não tem como negar. Vai foder você só de você ter respirado errado na prova.
Obs: O critério de correção dele é assim: ele faz a pergunta e estipula tópicos que você tem que responder na pergunta dele. Se vc escrever a palavra chave de cada tópico, mesmo que não tenha lógica, coerênca, coesão nenhuma você leva o ponto todo.

Marcia Gonçales - Um amor de pessoa, mesmo, mesmo! Adorável, te ajuda no que é possível. Pra prova dela de microbiologia? DECORE TUDO, LETRA POR LETRA, VÍRGULA POR VÍRGULA, NUCLEOTÍDEO DE RNAm DE BACTÉRIA POR NUCLEOTÍDEO DE RNAm DE BACTÉRIA.

Departamento de Processos Químicos (DPQ)

Gente eu juro que eu gostaria de falar do DPQ, mas eu praticamente dormi em todas as aulas ou cheguei atrasado em todas. Logo não considere mt válido o que eu escrever. Adote o "do pouco que eu me lembro" em todas as descrições:

Fernando Altino - Fala, fala, fala, fala, fala, fala, conta piada, fala, fala, fala, fala, isso durante toda a aula. É um estúpro. É o atual diretor do IQ. É um cara bacana, me deu uma bela egípcia na choppada (devido ao meu teor alcóolico? Claro que não!).
Obs: Gestão é difícil
Obs2: "Gestão Reprova." (Felipe Linhares)

Marcia Delpech - Foi legal fazer matéria com ela, foi assim, bacana, ela da umas dicas pra vida sabe e a prova é ótima \o/ Foi o processo químico que eu fiz que eu mais aprendi.

Marcos Costa - Da a matéria mais aleatória e sem ordem lógica da faculdade: Processos Químicos 1. Simplesmente a matéria fala de Hidrocarbonetos e uma cacetada a mais de coisa e motor de quatro tempos e tal... Enfim, não me lembro *sete da manhã...*.


Departamento de Operações e Projetos Industriais (DOPI)

André - Autor das piadas mais clássicas, tem um humor rafinado (clique =>som: caixa - caixa - timbal) e da matérias bem fodásticas ainda que essenciais. E não vão achando que a matéria é fácil por causa da primeira prova, pq é foda e reprova muito.
OBS: Temam FT2

Antônio Carlos - Fala sério, eu devia ter escrito Ligeirinho, pq é assim que a UERJ toda (sim a UERJ toda mesmo, até os ascensoristas e funcionários de departamentos burocráticos) o conhecem. O cara é bacana, tem umas idéias legais pra cacete, mas FALA MUITO RÁPIDO! Tipo narrador de Jockey, ou rapper americano.

Fátima Zotin - Outra mãe! Tipo que ela até chegava a correr atras de você um pouco. Ela é d+, explica super bem e não cança enquanto vc não sabe a diferença entre transporte convectivo e transporte condutivo de fluidos. A matéria dela? Mecânica dos Fluidos (Fenômenos de Transferência 1).
OBS: temam FT1

Jorge Navaes - Cara, o cara é maneiro pra cacete, mas a aula é tão confusa, que você prefere procurar o livro. Que surpresa é quando você descobre que o livro é tão confuso quanto a aula? Que surpresa é ainda maior quando você descobre que ele é autor do livro?
No fim você acaba se acostumando e aprende a dimensionar uma torre de destilação.
Ele é capaz de te deixar totalmente desanimado falando com um sorriso na cara , durante uma prova, que o mínimo que um engenheiro químico precisa saber é um balanço de massa e uma regra de três. E depois tentar de ajudar, não conseguindo muito sucesso.
Obs: TEmam FT3
Obs2: Amem as coorelações empíricas da Norton.

Farah - Não é a farah fawcett(clique =>som: caixa - caixa - timbal). É o nosso professor bixeiro. KKKK to de brinks, ele é um cara muito legal, muito legal mesmo, parece um pai! Me deu matéria no primeiro período e meio que disse tudo que veríamos durante o curso.
Obs: ta eu vou parar com os drumrolls.
Obs2: Ele avisa, quem é esperto desiste cedo!

Nilo - Cara, o cara é d+! Ele me fez não desanimar do curso de engenharia química (devido às malditas químicas orgânicas na época) com uma das matérias mais fodas (leia difíceis) e fodas (leia divertidas) da grade: Fundamentos 2.
Obs: Todo pró tem um contra, a matéria era 7 da manhã.

Rodrigo - Recém papai, super gente boa! Ótimo professor e ótimo no improviso! Faz a gente ficar indo da sala do paredes pra sala dele o tempo todo pra tirar dúvida de equipamento. É um cara muito bacana, da matéria pra cacete na grade e reprova muito.
OBs: MOSTRE INTERESSE! SEJA INTERESSADO! PASSE SABENDO!
OBS2: TEmam tudo que ele dá, não é muito difícil, mas merece ser temido.
Obs3: as matérias são LEQ1, OPERUT1 , IEQ2.


6 comentários:

dani bragança disse...

luíz muito foda(o texto quanto sua construção verbo-sintática ...em relação ao conteúdo deste prefiro manter-me imparcial rsrsr ;))! que coragem!rsrsrsrsr valeu pelas dicas

Unknown disse...

Em parte, concordo com o post. Mas sabe que eu teria algo a acrescentar com relação a algumas professoras. hehehe

Rosângela Cruz disse...

Amei, mas tipo...gestão é difícil? isso foi piada né?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

bjs

Antonio de Castro disse...

Ri horrores! Esse link devia entrar na página do IQ, sabe aquela dos departamentos? Então!

-

Débora disse...

Concordo e discordo um monte, rs. Eu sou suspeita pra falar de Fátima Gomes, amo e o mesmo eu digo da Cláudia, só passei em analitica quando estudei e vou dizer que nem foi tanto assim, eu gosto de verdade dela e devo ser a única pessoa do mundo! O Merçon eu conheço 2 o primeiro de qdo eu ia pra aula dele pra nada e a cancelei, o segundo de quando eu fiz a matéria de verdade e adorei. Quanto ao Luna é outro por quem tenho grande admiração, e estatística é ótimo!!! O Rodrigo vê o aluno como um todo, uma vez ele foi meio psicologo me falou coisas que meu pai falava. Uma ótima pessoa. Enfim, to copiando teu post nos comentários..rsrs
Bj

Débora disse...

Qdo eu disse q eu devo ser a única pessoa a gostar da Cláudia eu esqueci de mencionar a Karen =D (falando de alunos é claro) E tem o Nilo, eu gosto mto do Nilo tb..Acho q eu gosto de todo mundo no Iq (tô ficando estranha...)